1º Dia de Campo Estadual é realizado em Mafra

Publicado em 02/12/2019 às 16:48 - Atualizado em 02/12/2019 às 16:48

Na última sexta-feira, 29, o vereador Adilson Sabatke (Progressista) representou a Câmara Municipal de Mafra no 1º dia de Campo Estadual – programa de assistência técnica e gerencial de Ovinocultura de Corte.  O evento ocorreu na Cabanha Ouro Branco, na localidade de Vila Ruthes em Mafra, e foi organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC).

O dia contou com a participação de 300 produtores rurais de todas as regiões de Santa Catarina. Os grupos acompanharam as quatro estações técnicas de campo, focadas no planejamento forrageiro para ovinos de corte, manejo sanitário dos rebanhos e controle de dados zootécnicos, e, por último, a de apresentação da propriedade pelo casal César Henrique e Sandra Peschel. A Fazenda é referência na região e em todo Estado de SC, na criação de ovinos da raça Ile de France,que são comercializados como reprodutores para outras propriedades, visando o melhoramento genético do rebanho catarinense, e também de outros estados brasileiros.

Evento
Após as estações técnicas, na propriedade, foram apresentados os resultados obtidos no Programa ATeG Ovinocultura de Corte. Em seguida teve o encerramento com almoço de confraternização no Parque de Exposições José Waldemar Ruthes.
Programa
No Programa ATeG Ovinocultura de Corte são atendidos seis grupos, compostos por 241 produtores em 36 municípios.
Ovinocultura em SC
Segundo dados da Associação Catarinense de Criadores de Ovinos (ACCO), o Brasil possui um rebanho de 17,5 milhões de ovinos. A região mais produtora do País é o Nordeste com cerca de 10 milhões de animais. Santa Catarina conta atualmente com um rebanho de aproximadamente 350 mil matrizes.