Artistas são homenageados pela Câmara Municipal de Mafra

Publicado em 09/10/2019 às 11:22 - Atualizado em 09/10/2019 às 11:22

Uma pincelada aqui, um rodopio lá. Assim a noite de terça-feira, 08, foi dedicada à homenagear artistas locais com moções de aplausos na Câmara Municipal de Mafra.
Dança

A primeira homenageada foi a professora de dança Estela Fernandes que, por meio da sua arte, leva o nome de Mafra para outros municípios e estados. Proprietária, professora e coreógrafa do Studio de Dança Estela Fernandes atua na área da dança, à frente da sua escola há 25 anos.
Formada pela UFPR - Universidade Federal do Paraná em Artes Plásticas e desenho, assim como formada em Educação Física pela UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Possui pós-graduação em Arte Educação e inúmeros certificados de cursos com os mais renomados profissionais da dança no Brasil.
Atualmente em seu Studio atuam quatro profissionais que desenvolvem as áreas do jazz, ballet clássico e danças urbanas. A faixa etária das turmas vai dos dois anos até a idade adulta.
Ao longo dos seus 25 anos de escola conquistou inúmeros troféus e já levou o nome do nosso município a diversos festivais de renome, como a Mostra Paranaense de Dança e o Festival de Dança de Joinville (o maior festival de dança do mundo).

Durante sua fala, Estela Fernandes apontou a importância de um teatro para Mafra. Atualmente, as apresentações de danças são feitas em ginásios, os quais não possuem acústicas ideais e nem estrutura. Para a professora, a arte precisa ser valorizada.

- Quem torna as pessoas mais humanas é a arte. A razão é boa, mas a emoção é maravilhosa. Trabalhamos com emoção – enfatizou Estela Fernandes.

Pintura

A segunda homenageada foi a artista Simone Ciuczeski por dedicar seu tempo e seu talento, por meio de suas obras, revitalizando muros e paredes nas escolas de Mafra e Rio Negro. A brincadeira que virou coisa séria começou no Centro de Educação Municipal Anjo da Guarda. Com apoio da professora Tinéia Hohmann a parede da biblioteca ganhou vida. Hoje as escolas Mario Goeldner Beija-Flor, CEIM Vila Nova, Comecinho de Vida, Breno Cauan Garcia, Campo da Lança e CEIM Fiorige Bona receberam pinturas.

Simone pinta árvores floridas, paisagens com as quais as crianças podem interagir, borboletas e muitos outros padrões. Isso tudo nos momentos em que tem folga da sua real profissão: professora de arte na escola Referência Mundo Mágico. Ou seja, um trabalho voluntário.

Nas suas pinturas, Simone observa a identidade da escola e tenta unir a cor ao lúdico. Segundo Simone, os diretores dão a ideia e desenvolve usando sua imaginação e criatividade. Uma das obras de que gostou foi uma caixa de Alta Tensão, no CEM Beija-Flor, onde pintou exatamente o pássaro que dá nome à escola.  O trabalho que executa é para ela um hobby e que faz com prazer, tornou-se algo transformador para melhorar o dia a dia das pessoas.