Vereadores aderem ao Outubro Rosa

Publicado em 04/10/2019 às 14:12 - Atualizado em 04/10/2019 às 14:22

Na última terça-feira, 01, os vereadores mafrenses se vestiram de rosa durante a sessão ordinária. O motivo foi mostrar apoio à campanha Outubro Rosa.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Desde 2002, a campanha de conscientização sobre o câncer de mama ocorre no Brasil. A partir de 2011, o câncer de colo do útero foi inserido em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.

Assim como a Câmara Municipal de Mafra, durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames. Essas ações são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.